sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMPUTADOR MAIS RÁPIDO

                                       
                                         Computador Mais Rápido!


1) Memória RAM = velocidade
O equipamento mais importante na hora de se ganhar velocidade é a memória. Quanto mais RAM, mais rápida será a máquina. Grande parte das dicas para deixar o PC mais veloz, giram em torno de como melhor utilizar a memória.
2) Não deixe abertos aplicativos que não usa
Vá em executar e digite "msconfig" e clique em OK. Vá na aba inicializar e desmarque os itens de inicialização que você não utiliza. Estes são os programas que o Windows executa ao inicializar o computador. Clique em OK e reinicialize a máquina. Muito cuidado para não desmarcar itens importantes: se não souber o que é, melhor deixar assim.
3) Desabilite opções de visualização
Abra o Painel de Controle e clique em Sistema. Abra a aba Avançado e dentro de Desempenho, clique no botão configurações. Na aba efeitos visuais, selecione a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho".
4) Arquivo de paginação
Quem tem bastante RAM (pelo menos 1 GB) pode desabilitar o arquivo de paginação que o Windows XP utiliza. Este arquivo é um auxiliar da memória, mas no HD. Como a RAM é muito mais rápida que o HD, a velocidade aumenta. Entretanto, se você tem o costume de abrir muitos programas ao mesmo tempo esta opção não é recomendada, já que em seguida a RAM lota.
5) RAM sem dll
Algumas vezes o Windows preserva arquivos de biblioteca (.dll) na memória até mesmo depois que o aplicativo foi encerrado. Isto é feito para que, caso o programa seja reaberto, não seja necessário recarregar a dll.
Para mudar isso, vá em executar e digite "regedit" e clique em OK. Encontre a pasta HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersion Explorer. Crie dentro dela uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL com valor 1. Feche o programa e reinicie a máquina.
6) Indexação automática
O Windows XP faz uma indexação de todos os arquivos do HD para facilitar na hora de fazer uma busca. Este processo pode deixar o computador mais lento e ocupa memória. Para desativar este serviço, vá no Painel de Controle e abra "Adicionar e Remover Programas". Vá em "Adicionar/Remover Componentes de Windows" e desmarque o item "Serviço de Indexação", depois clique em Avançar. Tenha em mente que o computador vai ficar mais rápido, mas as buscas, mais lentas.
7) BootVis
A Microsoft desenvolveu uma ferramenta que faz uma análise dos itens na incialização e os ordena de forma a funcionar de forma mais rápida. O programa, chamado de BootVis, não é mais distribuído pela empresa no site, mas pode ser facilmente encontrado em sites de download pela web. A velocidade de boot melhora consideravelmente com o uso do aplicativo.
8) Atualizar drivers
Mantenha os drivers de vídeo e da placa-mãe em dia. Muitas vezes os drivers contêm atualizações que fazem uma grande diferença.
9) Limpeza de disco
Faça pelo menos uma vez por mês uma limpeza de disco. Clique em Meu Computador, na área de trabalho. Clique com o botão direito sobre o ícone do seu HD principal e vá em "Propriedades". Ao lado do gráfico de capacidade, há um botão chamado "Limpeza de disco". Clique.
10) Atualize o Windows
Visite com freqüência o site de atualização do Windows. Baixe sempre todos as atualizações chamadas "críticas".
11) Não particione o HD
O Windows funciona mais devagar com HDs com partições. Dados não estão mais protegidos em partições diferentes e para reinstalar um sistema não é obrigatória uma formatação.
12) Limpe o computador
Pelo menos uma vez por ano, abra o o computador e com um ventilador expire pó e sujeira, além de conferir se os ventiladores estão funcionando de forma correta.
13) Antivirus
Antivirus é um tipo de programa que deixa o computador mais lento. Todas as informações que a máquina processa ou passam pela rede ele inspeciona, tornando tudo mais devagar. Ainda assim, é um programa fundamental para a proteção da máquina. A solução é escolher um produto que utilize pouca RAM. Consulte os sites de empresas de segurança (como, por exemplo, a McAfee - www.mcafee.com/br/default.asp) para ver o que seu PC precisa.
14) Número de fontes
PCs com mais de 500 fontes instaladas ficam bastante lerdos. Tente manter menos fontes carregadas.
15) Desabilite a restauração do sistema
A restauração do sistema pode ser muito útil na hora de problemas, mas guardar todos esses dados consome literalmente diversos Giga. Para desabilitar a função de restauração, abra o Painel de Controle, clique em Sistema e abra a aba "Restauração do sistema". Desmarque a opção "Desativar restauração do sistema" e clique em OK

OUTRAS DICAS TAMBEM:

Como Tornar o PC Mais Rápido
Aqui está um guia com dicas rápidas para tornar o PC mais rápido. Como o meu sistema é Windows XP, todos estes passos foram usados por mim, e funcionam neste sistema, mas alguns não funcionam em sistemas mais antigos.
Tudo isto são dicas de configuração, e não envolvem alteração de hardware, que seria outra forma de aumentar o desempenho do PC, por exemplo adicionando mais módulos de memória RAM ao computador. Todas os passos são opcionais, independentes uns dos outros, assim estão à vontade para só seguirem aqueles que quiserem seguir.
Alguns podem ser mais demorados a concretizar, como análises de vírus, desfragmentação, ou limpeza dos discos, mas como disse, são opcionais, e não precisam de os fazer todos.
Podem ir ao "Meu computador" e ver o espaço livre no Disco Rígido. No fim deste guia, podem ficar surpreendidos com o espaço que ganharam. Estas dicas para acelerar o computador usam navegação pelos menus do Windows e todas elas também poderiam ser feitas através do editor de Registo do Windows mas como isto seria para utilizadores avançados, não vou falar sobre isso aqui.

Dicas para tornar o PC mais rápido

Limpar o disco. Começar por fazer uma limpeza, em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de disco, e clicar em Ok. Pode demorar alguns minutos, depois disso, apagar os itens da lista que aparece, e que não queira manter. Clicar em OK. Podem também clicar em "mais opções", e escolher eliminar os pontos de restauro que foram criados. Isto deve libertar bastante espaço em disco.
Pontos de Restauro: Depois criar um novo ponto de restauro no Windows, se não tiver restado nenhum, para o caso de vir a ter problemas, e querer voltar ao estado em que o sistema estava antes. Para criar um novo ponto de restauro, ir Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauro do sistema. Clicar em "criar um ponto de restauro" > "Seguinte", dar-lhe um nome para referência futura, e "Criar".
Desinstalar programas: Ir ao Painel de controle > Adicionar/Remover programas, e desinstalar aqueles programas e jogos que nunca são usados. Isto também pode libertar bastante espaço dependendo obviamente do tamanho dos ficheiros que serão apagados.
Depois pode ir a cada uma das pastas originais onde estavam os programas instalados e apagá-las também no caso de terem "sobrevivido" à desinstalação. O ideal é que ao  desinstalar um programa, o desinstalador também apague a pasta onde o programa estava instalado, mas isto não acontece no caso de você ter modificado algum ficheiro dentro da pasta ou acrescentado ficheiros por exemplo de idiomas, etc.
Apagar ficheiros e documentos: Ir à pasta "Os meus Documentos", e apagar tudo aquilo que se vai acumulando, mas que na verdade, só se vê uma vez, e depois se esquece que está lá, sobretudo vídeos, que ocupam bastante espaço, músicas, imagens, etc.
Desempenho do computador: Para aumentar o desempenho do computador, vá a "O meu computador", clique direito do rato, "Propriedades", "Avançadas", e em "Desempenho", clicar em "definições", desmarcar as seguintes caixinhas:
  • Animar janelas ao minimizar e maximizar,
  • Atenuar itens de menu após clicar,
  • Atenuar ou deslizar menus para a vista,
  • Atenuar ou deslizar sugestões para a vista,
  • Deslizar caixas de combinação abertas,
  • Deslizar caixas de listagem suavemente,
  • Mostrar as sombras debaixo dos menus,
  • Utilizar uma imagem de fundo para cada tipo de pasta.
  • Clicar em OK para terminar.
Ameaças de vírus e spyware: Fazer uma verificação de vírus, com um bom anti-vírus, e também de spyware, ou outras ameaças. Por exemplo com o programa "Spybot search & destroy", com o "Lavasoft Ad-aware", ou outros de sua preferência. Sobre o anti-vírus eu uso o gratuito Avast há anos e nunca tive problemas.
Acelerar o arranque do computador: Ir ao menu Iniciar, Executar, e escrever: msconfig, clicar em OK. No MSConfig, ir ao separador Arranque e desactivar os itens que não são usados, como extensões de leitores multimédia, etc. mas que arrancam com o Windows sempre que ele é iniciado. É uma boa opção manter um número máximo de uns 10 itens, mas quanto menos, melhor.
No próximo arranque, vai surgir uma janela do MSConfig avisando que se está em "arranque selectivo". Pode ser desactivada. Um bom programa para gerir os programas do arranque é o "Startup Control Panel", programazinho gratuito, mas eficiente, que eu uso. Download do Startup Control Panel.
Limpeza do Registo (Regedit): Limpar o Registo do Windows com um programa como o Easy Cleaner, e aproveitar para executar outras tarefas de limpeza com ele, como eliminar atalhos inválidos, ficheiros temporários da Internet, etc. Aviso: algumas destas tarefas com o programa Easy Cleaner são de um clique, ou seja ao clicar, já está a apagar os ficheiros correspondentes. Download Easy Cleaner.
Outros bons programas para limpar o Registo são, por exemplo o Tweaknow RegCleaner, ou o Registry Mechanic. Sobre a limpeza do Registo, estes programas mostram uma lista dos itens inválidos que encontraram e vão apagar, mas na dúvida, é melhor deixar ficar aqueles dos quais não se tem a certeza. No caso do RegCleaner ele mostra entradas marcadas a verde, amarelo, e vermelho. As que estão a verde podem ser apagadas em segurança, para as outras pode deixar por apagar se não tiver a certeza sobre o que são.
Pasta Prefetch: Ir à pasta Prefetch, em C:\Windows\Prefetch, e apagar tudo o que lá está dentro. O Windows cria um índice com esses ficheiros para que o arranque dos programas seja mais rápido, mas com o passar do tempo vão-se acumulando entradas de programas que já não estão instalados, ou que não já se usam. As entradas que interessam serão de novo criadas automaticamente quando os programas respectivos forem usados de novo.
Tornar o menu Iniciar mais rápido: Para reduzir o tempo de abertura dos menus e submenus do Iniciar: Esta dica é só para quem se quiser aventurar pelo Registo (o Registo é uma zona sensível, pelo que é preciso cuidado e atenção a alterá-lo). Para quem não souber do que estou a falar, ignore esta dica):
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\MenuShowDelay, e alterar o valor de 400 para, por exemplo, 50.
Programas de gravação de CDs Nero: Para quem usar o programa de gravação Nero: Pode desactivar-se o serviço de gravação de CDs do Windows, assim o Nero arranca mais depressa. Painel de controle > Ferramentas administrativas > Serviços. Procurar o serviço chamado "Serviço COM de gravação de CD IMAPI", e desactivá-lo.
Desactivar dispositivos que não são usados: Ir ao Painel de controle > Sistema > Hardware, e abrir o "Gestor de dispositivos". Ver quais os dispositivos instalados, e desactivar (não desinstalar), através do botão direito do rato, aqueles que não são usados, como placas de rede, portas de impressoras ou modems, para libertar recursos e tornar o computador mais rápido. Na dúvida, deixar tudo como está.
Desfragmentar discos rígidos: Por último, desfragmentar o Disco Rígido. Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco. Dependendo do nível de fragmentação e do número de ficheiros no PC, esta tarefa pode demorar meia hora ou mais.
Sobre a desfragmentação, esta tarefa não deve ser interrompida, por exemplo, para reiniciar o PC, nem para nenhuma outra coisa, apenas através do botão "parar", ou "pausar", na janela do Desfragmentador. O melhor é deixar o PC sossegadinho enquanto o programa faz a desfragmentação, e ir ver se está a chover. ;)
Há outros programas mais eficazes do que o desfragmentador do Windows para fazer a desfragmentação e com mais opções como monitorização automática, ou agendamento de desfragmentação. Um deles é o Smart Defrag.
Outros programas desfragmentadores também permitem fazer desfragmentação selectiva de ficheiros o que é óptimo no caso dos discos estarem quase cheios porque normalmente a desfragmentação completa exige um mínimo de quinze por cento de espaço livre para mover ficheiros.
Também há programas para desfragmentar a memória RAM, o que é outro aspecto que pode ser optimizado, mas nem vou falar disso aqui pois não considero importante visto que a memória RAM será limpa sempre que se reiniciar o computador, e utilizadores comuns como eu, e possivelmente  você, desligam o PC todos os dias e tirariam pouco proveito disto.
UFF! Já não me ocorre nada mais. Para testar rapidamente o seu "novo PC", experimente abrir uma janela de uma pasta qualquer, maximizá-la, e minimizá-la (notou a rapidez?). E também abrir o menu iniciar e navegar pelos menus dos documentos, imagens etc., e reiniciar o computador para ver se ficou mais rápido no arranque. Deve notar mais rapidez dependendo dos itens que removeu do arranque anteriormente.

Seja o primeiro a comentar!

Nos divulgue para que possamos ter mais leitores e levar coisas uteis para mais pessoas

BLOG NO AR DESDE MAIO DE 2010 - Obrigado por estar junto conosco. Tecnologia do Blogger.

Translate

  ©TODO MUNDO ODEIA O CHRIS - Todos os direitos reservados.

Template by Todo Mundo Odeia o Chris | Topo